Quem tem Artrose Pode Fazer Academia

Quem tem Artrose Pode Fazer Academia?

A artrose, também denominada osteoartrite ou osteoartrose é uma doença que atinge as articulações, principalmente joelhos, quadril e coluna vertebral. É caracterizada por um processo de desgaste ou degeneração da cartilagem articular, podendo no decurso da doença atingir os ossos que compõem as juntas.

Os principais sintomas incluem rigidez articular, estalidos, desconforto, limitação do movimento e no progresso da doença surge a dor e a incapacidade para realizar atividades da vida diária como por exemplo, subir escadas e caminhar.

Segundo Diego José Cifuentes, mestrando em Fisiologia do Exercício na UNESC-Universidade do Extremo Sul Catarinense, a causa dessa doença é variada, podendo ser atribuída a fatores sistêmicos como idade, etnia, sexo e estado hormonal, hereditariedade e fatores nutricionais como também por fatores locais como trauma articular, obesidade, ocupação profissional, nível de atividade física e esporte, biomecânica articular e fraqueza muscular.

Veja também: Q48 – Exercícios para perder barriga em casa.

“Desta forma, o estilo de vida do indivíduo pode afetar direta ou indiretamente alguns fatores causadores da artroseAssim, a atividade física regular e orientada é exemplo de uma maneira que contribui para prevenir o problema pois, atua no controle do excesso de peso e obesidade, aumenta a estabilidade articular através de um incremento na força muscular, atenua os efeitos do envelhecimento articular, nutre melhor a cartilagem articular tão afetada nesta doença” esclarece Diego.

Portadores de Artrose podem fazer academia

É cientificamente comprovado que o excesso de treinamento físico, como aqueles observados em atletas de alta competição contribuem para o surgimento da artrose, e o contrário, a falta do movimento e conseqüentemente da lubrificação das juntas também é fator preponderante para esse desfecho.

Assim o ponto de equilíbrio da prática de atividade física regular é uma das chaves do sucesso na prevenção desse problema, e até mesmo quem já tem o problema instalado pode beneficiar-se dos exercícios como forma de tratamento, visto que, indivíduos sedentários que têm artrose possuem uma evolução pior da doença.

Quem respondeu essa pergunta para nós é o fisioterapeuta Diego José Cifuentes, mestrando em Fisiologia do Exercício na UNESC-Universidade do Extremo Sul Catarinense.