Óleo de Cártamo – Benefícios e Cuidados

O cártamo é uma planta ramificada atingindo dimensões de apenas um metro e meio, possui espinhos e sobrevive em climas secos ou muito frios, provém da família do açafrão e comercialmente é vendida como açafrão-bastardo.

Historicamente conhecida por compor guirlandas e constituir corante, devidos as colorações avermelhadas, alaranjadas e amareladas, além aromatizar a culinária.

Os benefícios do Óleo de Cártamo

Por possuir alto teor de ácido linoleico e oleico ele é responsável pela hidratação da pele deixando a pele mais viçosa, protege os fios capilares e auxilia na cicatrização de feridas, além de contribuir para a diminuição de gorduras localizadas se ingerido em paralelo com boa alimentação e a prática de exercícios físicos constantes.

O óleo de cártamo impede que a gordura ingerida seja absorvida na célula adiposa, este antioxidante natural, acelera o metabolismo da gordura, não permitindo a acumulação, sendo a gordura já inserida no corpo, obrigada a servir de combustível ao queimar as calorias durante as atividades físicas, diminuindo também a quantidade de celulites, devido às atividades físicas administradas paralelamente a ingestão do produto.

Os cuidados

É necessária orientação médica para o uso do óleo de cártamo, ele pode aumentar os níveis de glicose, aumenta a resistência à insulina e reduz consideravelmente o HDL (colesterol bom) em pessoas com hipertensão, portanto são feitos exames e são preenchidas fichas com informações sobre o histórico de saúde do paciente antes do óleo ser prescrito para utilização, além das doses que devem ser respeitadas.

Este óleo é produzido em formato capsular com cartelas de sessenta ou cem cápsulas, ou liquido ingerindo dosagens previamente indicadas pelo profissional, não ultrapassando uma colher de sopa.

Contra Indicações do Óleo de Cártamo

Lactantes, grávidas e crianças ou idosos diabéticos não devem fazer uso deste óleo, como já citado este aumenta os níveis de glicose e aumenta a resistência à insulina.

O resumo dos estudos sobre o Óleo de Cártamo, alerta para o funcionamento do óleo diante da proposta de emagrecer, ele não faz a pessoa emagrecer, ele evita que engorde mais, deve ser administrado antes das refeições ou próximo aos horários de exercícios, por este também auxiliar na tonificação dos músculos e aumentando a massa magra.