Alimentos ricos em Fibras – Benefícios e Importância na Nutrição

Saúde e nutrição caminham lado a lado desde o princípio. Ainda no período antes de Cristo, Hipócrates, pai da medicina, disse a célebre frase: “Que seu remédio seja sua comida e vice-versa”.

A ciência evoluiu, mas a máxima continua mais atual do que nunca. Afinal, como alimentos ricos em fibras, por exemplo, podem fazer bem para o nosso organismo?

Alimentos Ricos em Fibras e seus Benefícios

Diversos estudos têm ajudado a comprovar que uma alimentação baseada em fibras pode colaborar com a prevenção de diversas doenças. Prisão de ventre, diabetes e depressão são alguns dos males que as fibras ajudam a combater.

Talvez o benefício mais conhecido que os alimentos ricos em fibras trazem à saúde é o combate à constipação e à prisão de ventre. Estudo publicado na Revista Food Ingredients Brasil mostrou que as fibras do tipo insolúveis (verduras, farelo de trigo, cereais integrais) são as mais eficazes nesses casos.

Isso porque elas aumentam o bolo fecal e estimulam o bom funcionamento do intestino. A mesma pesquisa mostrou que as fibras solúveis também trazem benefícios para o organismo humano. Entre eles, o retardo na absorção da glicose, que pode auxiliar quem já tem predisposição ao diabetes tipo 2.

O achado científico mais inusitado, no entanto, vem da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, na Espanha. Pesquisa revelou que uma dieta rica em alimentos de origem natural e ricos em fibras, pode ser uma grande aliada no controle da depressão.

Os dados mostraram que as pessoas que mantinham uma alimentação mais saudável apresentavam um risco 30 por cento menor de desenvolver o distúrbio emocional. De acordo com os pesquisadores, a resposta está na quantidade de vitaminas, ácido fólico e zinco consumidos, substâncias com ações relacionadas ao problema neurológico.

Veja também: Alimentos ricos em ômega 3

Confira 4 alimentos ricos em fibras

Conhecidos os principais benefícios que uma dieta rica em fibras pode oferecer à saúde, confira alguns alimentos que têm esses polissacarídios em abundância e inclua-os no seu cardápio.

Frutas: Além de serem ricas em fibras, as frutas também possuem diversos outros nutrientes e vitaminas que ajudam o organismo. Banana, pera, mamão, maçã e damasco são algumas que garantem a sensação de saciedade e o bom funcionamento do intestino.

Legumes: Também grandes fontes de fibras e outros nutrientes, os legumes podem dar origem a diversos pratos para sua dieta. Cenoura, brócolis e abóbora são alguns dos alimentos mais ricos em fibras.

Cerais: Alternativa para qualquer hora do dia, os cerais estão entre os alimentos mais ricos em fibras. Granola, aveia e gérmen de trigo podem ser consumidos no café da manhã, no almoço, no lanche da tarde ou na ceia. Só lembre de nunca ficar mais de três horas sem comer.

Grãos: Por fim, vêm os grãos. Além de terem fibras em abundância, feijão, lentilha e grão-de-bico possuem proteínas, magnésio e ferro. Todos esses nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

E você, costuma incluir alimentos ricos em fibras em suas refeições? Aproveite para compartilhar o artigo com os seus amigos.