abacate engorda ou emagrece?

Abacate Emagrece ou Engorda?

O Abacate é uma fruta muito saborosa e cultivada aqui no Brasil, com ela podemos fazer vitaminas ou comer a polpa da fruta.

De uns tempos para cá, criou-se uma má associação do abacate com a dieta. Muitas pessoas falando o que não sabem sobre emagrecimento ou sobre o abacate propriamente dito.

Se perguntarmos para alguém que está lutando para emagrecer se ela comeria abacate em plena dieta provavelmente ela diria: jamais, nunca, em hipótese alguma. Devido a essas e outras dúvidas referentes ao abacate é que resolvemos criar este artigo.

Hoje saberemos se verdadeiramente o abacate engorda ou emagrece.

Resumidamente falando, não, o abacate não engorda. Na verdade o abacate é visto negativamente pelo fato da sua composição ser 70% de gorduras, mas isso não necessariamente é algo ruim.

Quando falamos em gordura a maioria de nós faz uma associação a obesidade por exemplo, ou seja, achamos que a gordura é algo ruim no ponto de vista geral.

O que é prejudicial para a nossa saúde são as gorduras industrializadas, existentes na maioria dos alimentos comercializados hoje em dia. O fato do abacate possuir um alto teor de gordura não o faz um alimento abominável no que se refere ao mundo fitness.

A gordura existente no abacate é a gordura monoinsaturada, totalmente natural. Não existe manipulação humana na gordura do abacate, tudo emana da natureza, e todo nutriente proveniente da natureza é saudável.

Sabendo disso, podemos dizer que a gordura do abacate é uma gordura boa, uma gordura saudável e, inclusive, recomendável para o consumo.

Antigamente não existiam os alimentos industrializados como existem hoje, tudo era natural, e as pessoas tinham que se virar com os recursos daquela época.

Com a chegada da indústria, tudo ficou mais fácil, e em prol de uma demanda cada vez maior, os alimentos são manipulados de forma diferente de como era outrora; com isso a qualidade dos alimentos já não é mais como era antes, uma prova disso é alta taxa de obesidade e colesterol na população mundial.

Imagine se as gorduras consumidas hoje em dia tivessem a mesma eficácia como as gorduras do abacate por exemplo? tenho certeza de que não teríamos uma população obesa e com saúde precária, então não há motivos para pensarmos que o abacate é esse monstro que todos pensam, na verdade o abacate pode e deve ser consumido, inclusive ele pode ser até um aliado seu, caso esteja querendo chegar no peso ideal.

Veja também: Benefícios do Óleo de Coco

E a vitamina de abacate com leite, engorda?

Uma das receitas mais comuns que temos hoje em dia referente ao abacate é a vitamina, no preparo dessa vitamina adicionamos uma porção significativa de leite, um pouco de abacate, alguns inserem açúcar, outros não.

Em outros modos de preparo, todos esse ingredientes são adicionados, e pode ser incluído ainda leite condensado e/ou creme de leite. Com certeza essa dúvida já deve ter pintado alguma vez na sua mente, será que a vitamina de leite e abacate engorda? existe algum modo de preparo saudável?

Bom, estamos usando como exemplo uma receita referente ao abacate, no caso da vitamina, aconselho que o preparo da mesma seja feito com leite desnatado, cujo teor de gordura é bem baixo. Também não aconselho que utilize o leite condensado como citado, e muito menos o açúcar, caso ache necessário a inserção do açúcar, utilize uma quantidade bem insignificante.

abacate engorda ou emagrece?

Alguns benefícios do abacate

Além de ser gostoso, o abacate possui diversos benefícios, sendo que muitos deles ajudam inclusive no emagrecimento, veja quais são:

  • O abacate sacia a fome: O abacate ajuda a saciar a sua fome, o grande lance de quem quer perder peso é ingerir alimentos que possam saciar a fome por muito tempo, e neste caso o abacate é um grande aliado.
  • Gordura boa: O abacate possui as gorduras monoinsaturadas, que são excelente para o combater diversos problemas relacionados a saúde, como é o caso do colesterol ruim.
  • Diversos benefícios: O abacate proporciona outros inúmeros benefícios, devido ao seus inúmeros nutrientes. Os sais minerais e nutrientes do abacate ajudam no combate a inflamações.

Alguns mitos do abacate

  • Abacate engorda;
  • Não posso usar o abacate na minha dieta;
  • Posso comer o abacate com qualquer alimento sem nenhum problema;

Cuidado com a quantidade de abacate

Tudo demais é sobra, e com o abacate não é diferente. Mesmo tendo em mente que o abacate não engorda como muitas pessoas pensam, ainda sim é preciso consumi-lo com cautela. Coma-o puro ou atribuído a alguma receita saudável, mas não exagere.

Receitas saudáveis com abacate

Com o abacate você tem 1000 e 1 possibilidades, logo abaixo deixo uma lista de receitas que você pode fazer com o abacate, são receitas saudáveis que com certeza vem agregar muitos nutrientes bons a sua saúde. Basta escolher uma receita e pesquisa na internet o modo de preparo, em sites de receitas você com certeza achará o passo a passo.

  1. Molho de abacate para saladas
  2. Salada colorida com abacate
  3. Guacamole
  4. Pasta de abacate com Atum
  5. Maionese de Abacate
  6. Creme de doce de abacate

Considerações finais sobre o abacate

Pudemos conferir que o abacate não é um vilão para quem pretende emagrecer, na verdade ele é um grande aliado para a perda de peso.

O que realmente importa é como utilizá-lo na nossa alimentação. De nada adianta adicioná-lo a nossa alimentação se não podemos verdadeiramente obter resultados, por isso fique atento a quais alimentos você utilizará com ele.

As gorduras do abacate, como citadas anteriormente não fazem mal a saúde, ao contrário, elas são extremamente eficientes no combate de doenças. Um estudo recente prova que a gordura do abacate ajuda a manter o corpo hidratado ao invés de engordar.

Então não há motivos para não consumi-lo, só não aconselho que esse consumo seja diário, é sempre bom inovar, adicionar outros tipos de frutas ao seu cardápio é uma boa opção.